A Operação Saigon, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (22), em Águas Claras, localizou vinte e um criminosos que atuavam em facções criminosas no bairro e na região. A operação do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) cumpriu mandados de prisão e 43 mandados de busca e apreensão. A ação ainda apreendeu armas, drogas e dinheiro. 

Nas ações, 15 suspeitos tiveram os mandados de prisão cumpridos e seis resistiram, trocaram tiros com a polícia sendo atingidos e socorridos para o hospital, mas não sobreviveram. Dentre os suspeitos estava Eduardo dos Santos Cerqueira, conhecido como “Firmino”. Ele era uma das lideranças do tráfico de drogas no bairro. O suspeito é apontado por ser o mandante de diversos homicídios ocorridos na localidade. 

Outro investigado que resistiu à prisão é Gilmar Santos de Lima, conhecido como ‘Capenga’. O suspeito tinha uma extensa ficha criminal, com várias passagens na polícia por tráfico de drogas e homicídio. Ele era conhecido por ser o gerente do tráfico nas Casinhas. 

A mãe de “Capenga” também foi presa na operação com drogas, estimado em quase R$ 8 mil e a esposa do acusado foi encontrado com uma arma. 

Todos os presos na operação foram encaminhados para a sede do DHPP onde ficarão à disposição do Poder Judiciário. Um dos mandados de prisão foi cumprido no Sistema Prisional contra um homicida. Todo material apreendido será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT).

A Operação Saigon, liderada pelo DHPP, contou com o apoio da Superintendência Inteligência da SSP, Departamento de Polícia Metropolitana (Depom), Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), Departamento de Inteligência Policial (DIP), Departamento Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à  Lavagem de Dinheiro (Draco), Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core) e Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter), diversas unidades da Polícia Militar, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.