O ex-governador do Rio de Janeiro, Francisco Osvaldo Neves Dornelles morreu nesta quarta-feira (22) em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o final de maio no Hospital Pró-Cardíaco. A causa da morte ainda não foi divulgada.

Além de governar o Rio, Dornelles possui passagens como ministro da Fazenda, em 1985, durante o mandato de José Sarney, como ministro da Indústria, Comércio e do Turismo, e ministro do Trabalho e Emprego, ambos no governo de Fernando Henrique Cardoso. Ele também atuou como senador da República e deputado federal.

Vale lembrar que Dornelles é parente de dois ex-presidentes brasileiros, Tancredo Neves e Getúlio Vargas.

Ele foi secretário particular de Tancredo e exerceu dezenas de cargos públicos, ainda durante o governo militar. Foi secretário da Receita Federal, em 1979, se elegeu deputado federal cinco vezes seguidas, entre 1987 e 2003.

Dornelles fez parte da Assembleia Nacional Constituinte, ajudando a aprovar a Constituição Federal de 1988.

Foi ministro da Fazenda, em 1985, no primeiro governo civil, depois de mais de 20 anos de regime militar no país. Era o governo de José Sarney, que assumiu a presidência interinamente com a internação de Tancredo e, depois, definitivamente, com a morte do presidente.

Foi ainda ministro de Indústria, Comércio e do Turismo, e ministro do Trabalho e Emprego no governo de Fernando Henrique Cardoso.

Em 2006, foi eleito senador pelo Rio.

Dez anos depois, em março de 2016, como vice-governador do Rio, assumiu o governo interinamente por causa do afastamento do então governador Luiz Fernando Pezão, que sofria problemas de saúde à época.

No fim de 2018, assumiu de novo o Governo do Rio, quando o então governador Luiz Fernando Pezão foi preso numa das fases da Lava Jato. Dornelles ficou 33 dias no cargo, até o fim do mandato.

Sobre o autor

Matérias relacionadas