O Governo da Bahia publicou, na edição do Diário Oficial desta terça-feira (18), a empresa vencedora da licitação para executar a reforma do Centro de Referência Odé Kayodê – Memorial das Matriarcas das Religiões da Matriz Africana, em Salvador.

O imóvel localizado na Ladeira do Ferrão, acesso do Pelourinho para a Baixa dos Sapateiros, no Centro Histórico de Salvador, foi onde nasceu Mãe Stella de Oxóssi, no dia 2 de maio de 1925.

A Pena Cal Construtota Ltda., receberá R$ 876.325,05 para realizar o serviço. A reforma se arrastava desde 2015, quando o IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), anunciou que transformaria a casa da ialorixá em um memorial.

Mãe Stella de Oxóssi. Foto: Divulgação

BIOGRAFIA E RECONHECIMENTO

Mãe Stella de Oxóssi morreu em dezembro de 2018, aos 93 anos. Graduada em Farmácia pela Escola Bahiana de Medicina, em 2009 ela recebeu o título de Doutora Honoris Causa da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Mãe Stella foi a primeira ialorixá a receber o título de “imortal” pela Academia de Letras da Bahia (ALB) e ocupava a cadeira de número 33, que tem como patrono o poeta Castro Alves.

No Ilê Axé Opô Afonjá, Mãe Stella montou o primeiro museu aberto em uma casa de candomblé, em que o público pode conhecer as roupas e os objetos usados pelas mães de santo da casa e pelos orixás.

A líder religiosa tem nove livros publicados, entre eles “Meu tempo é agora”, “Òsósi – O Caçador de Alegrias”, “Epé Laiyé- terra viva” e “Ófun”.

Em abril de 2019, a Fundação Gregório de Mattos, vinculada à prefeitura de Salvador, entregou uma escultura em sua homenagem. Porém, em dezembro de 2022, o monumento foi destruído por um incêndio e a inauguração da nova escultura que estava prevista para ser feita em junho, ainda não aconteceu.