Deltan Dallagnol (Podemos-PR) disse hoje que “os corruptos e seus amigos estão em festa” após a decisão do TSE de cassar o seu mandato de deputado federal. Ele citou ministros do STF, outros políticos e o presidente Lula.

“presidente da república e o seu partido dos trabalhadores pediram a minha cassação. E eles conseguiram que sete ministros superassem todos os pareceres e decisões unanimes anteriores e me cassaram liderados por um ministro que já disse ao ministro Alexandre de Moraes, na cerimônia de diplomação do Lula, que “missão dada, missão comprida”. Liderados por um ministro que ao encontrar Lula certa vez disse “está tudo em casa”. Eles me cassaram por uma inelegibilidade imaginária”, disparou

Ele se pronunciou na Câmara dos Deputados ao lado de políticos bolsonaristas, como Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Bia Kicis (PL-DF), Júlia Zanatta (PL-SC), Caroline de Toni (PL-SC), entre outros bolsonaristas.

O deputado federal cassado agora vai tentar reaver o mandato via STF. O documento tem sido discutido pela equipe do ex-procurador da Lava Jato desde ontem a noite e deve ser apresentado nos próximos dias.

Hoje, o sistema de corrupção, os corruptos e os seus amigos estão em festa. Gilmar Mendes está em festa, Aécio Neves está em festa, Eduardo Cunha está em festa, Beto Richa está em festa. (…) É um dia de festa para os corruptos, é um dia de festa para Lula.

Nós não vamos permitir que minem e ataquem as nossas liberdades. O poder que os tribunais têm de me atingir, de me derrubar, talvez seja o mesmo poder que os irmãos de José tinham ao vendê-lo como escravo no Egito.

Deltan Dallagnol escapou de eventuais punições que poderiam resultar em sua demissão, o que o tornaria inelegível, avaliou o ministro Benedito Gonçalves, relator do caso no TSE. A cassação foi decidida com base na Lei da Ficha Limpa.