O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu, no sábado (22), em Lisboa, trabalhar para concluir o acordo entre a União Europeia e o Mercosul, bloco do qual o Brasil faz parte ao lado de Argentina, Paraguai e Uruguai.

“No que depender de mim, a gente vai fazer o acordo União Europeia e Mercosul. Faltam pequenos ajustes, mas temos condições de fazer”, disse Lula após reunião com o primeiro-ministro de Portugal, António Costa.

O presidente brasileiro afirmou também que, no que depender dele, “a gente vai tentar concluir a discussão mais séria do acordo da União Europeia e Celac (Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos).”

“Se depender de mim, a gente vai rearticular a unidade da América do Sul, porque a gente quer provar que juntos somos um grande bloco econômico e, juntos, temos muito mais chances de negociar igualdade de condições com a União Europeia”, declarou.

Lula chegou a Portugal na sexta-feira (21), onde assina 13 acordos comerciais, e depois segue para a Espanha, país com o qual serão assinados outros quatro acordos.