A revista Time incluiu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como uma das personalidades mais influentes do mundo em 2023. A publicação justificou a escolha por conta dos compromissos assumidos pelo petista durante a camapnha, de combate às mudanças climáticas, redução do desmatamento e transição energética.

O perfil de Lula na revista foi escrito por Al Gore, ex-vice presidente das Estados Unidos e embaixador da luta contra as mudanças climáticas. “Depois de anos de degradação e destruição ambiental sancionadas pelo Estado, o povo do Brasil escolheu um novo caminho ao eleger um campeão do clima em Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu Gore.

“Como presidente, Lula prometeu fortalecer a posição do Brasil no mundo – renovando o compromisso do país com a democracia, justiça e equidade econômica. Mas em nenhuma outra área ele pode causar um impacto mais significativo do que nas crises do clima e da biodiversidade”, continuou o político e ativista.

Junto ao presidente brasileiro, na seção líderes, estão nomes como o do presidente dos EUA, Joe Biden, da primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska, e do presidente da Colômbia, Gustavo Petro, que teve seu perfil escrito pelo mandatário chileno Gabriel Boric.

A lista geral traz ainda nomes como o de Lionel Messi, craque da campeã Argentina na última Copa do Mundo, e do ator chileno Pedro Pascal, estrela das séries “The Last of Us”, “The Mandalorian” e “Narcos”.

Sobre o autor

Matérias relacionadas