O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) guardou presentes recebidos ao longo do mandato na fazenda do ex-piloto Nelson Piquet, tricampeão mundial de Fórmula 1, no Lago Sul, em Brasília, no Distrito Federal. A informação é do jornal O Estado de São Paulo. Dentre os itens, estão as joias de diamantes da Arábia Saudita, que foram incluídos no acervo pessoal do ex-chefe do executivo e que estão sendo questionadas no Tribunal de Contas da União (TCU).

De acordo com a publicação, as caixas com os presentes de Bolsonaro saíram pelas garagens privativas do Palácio do Planalto e do Palácio do Alvorada rumo à Fazenda Piquet, como é conhecida. A primeira remessa foi registrada no dia 7 de setembro de 2022, mas por causa de um atraso, foi enviada apenas no dia 20 de dezembro, pouco antes do fim do mandato presidencial. Somente os itens de alto valor foram levados para a propriedade do ex-piloto. Ainda segundo o jornal, outros objetos como cartas e livros tiveram como destino o Arquivo Nacional do Rio de Janeiro e a Biblioteca Nacional do Rio, como bens do Estado brasileiro.

Nelson Piquet é aliado de Jair Bolsonaro desde a campanha da eleição de 2018. No dia 7 de setembro de 2021, o ex-piloto foi o motorista do Rolls-Royce que levou o chefe do executivo à cerimônia de hasteamento da bandeira, no Palácio da Alvorada. Em agosto do ano passado, o jornal O Globo divulgou que o tricampeão de F1 fez uma doação de R$ 501 mil ao então presidente para a disputa da reeleição. Porém, o pleito presidencial do ano passado foi vencido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Parte dos presentes recebidos por Bolsonaro, como joias dadas pelo governo da Arábia Saudita foram devolvidas ao poder público federal pela defesa de Bolsonaro. O ex-presidente está nos Estados Unidos desde a véspera do encerramento do mandato de presidente.