Apesar do favoritismo apontado a Cristiano Zanin, advogado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos processos relacionados à Operação Lava Jato, há outros nomes que disputam a indicação para a cadeira do Supremo Tribunal Federal (STF) que irá abrir neste ano.

Um desses nomes é de uma advogada negra, que tenta ser pioneira dentro da Supreme Corte Brasileira: a baiana Vera Lúcia Santana de Araújo entrou na disputa da vaga de Ricardo Lewandowski, que se aposenta em maio, quando completa 75 anos.

A informação é de Tales Farias, colunista do Uol. Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco é a principal patrocinadora do nome da advogada e defende publicamente que Lula indique uma mulher negra para o STF.

Anielle afirmou em entrevista à GloboNews, nesta quarta-feira (8), que defenderá junto ao presidente a posse de uma ministra negra. Não quer dizer, necessariamente, que defenderá o nome de Vera Lúcia. Mas o fato é que uma negra estará na disputa. Por enquanto, o nome dela é o primeiro a ser aventado nos bastidores.

Vera Lúcia Santana de Araujo entrou no rol dos candidatos com chances não só porque é negra, mas porque integrou uma lista tríplice enviada pelos ministros do STF ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no ano passado, para uma vaga de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Ela não foi a escolhida por Bolsonaro, mas agora está cotada para a vaga no STF com apoio de advogados próximos ao atual presidente da República. Atuante na militância nos movimentos negros, Vera Araújo participa da ABJD (Associação Brasileira de Juristas pela Democracia).