A Eurasia Group, empresa de consultoria e pesquisa de risco político, divulgou nesta terça-feira (19) um relatório que aponta o favoritismo do ex-presidente Lula (PT) na corrida eleitoral de outubro deste ano. De acordo com a consultoria, o petista tem 70% de chances de vitória contra 25% do presidente Jair Bolsonaro (PL), que tentará a reeleição. Já as chances de um candidato da chamada terceira via são de 5%, cinco pontos a menos do que o apontado no último relatório.

O nome para candidatura única da chamada “terceira via” ainda não foi definido. Diante disso, os candidatos seguem sem expressão no cenário. Nas últimas semanas, o ex-juiz Sergio Moro foi preterido pela direção do União Brasil. Já os pré-candidatos do PSDB, João Doria, e do MDB, Simone Tebet, não avançaram nas pesquisas. O ex-governador Ciro Gomes (PDT) continua em terceiro lugar, mas distante dos resultados alcançados por Lula e Bolsonaro.

A análise da Eurasia Group se baseia nos resultados de pesquisas de 12 institutos sobre a avaliação de governo, divulgadas entre maio de 2020 e abril deste ano. Para a Eurasia, é mais relevante observar índices de aprovação e com quais questões os eleitores estão mais preocupados do que taxas de intenção de voto. “Os eleitores não estão pensando na eleição”, diz o relatório assinado pelo diretor-executivo do grupo para as Américas, Christopher Garman, e outros oito colaboradores.

Com base em modelo desenvolvido pela Ipsos Public Affairs, que agrega resultados das últimas eleições e de taxas de aprovação de governo, a Eurasia ainda afirma que Bolsonaro aparece como um “azarão”. “Mas nos primeiros três meses de 2022, seus índices de aprovação subiram cinco pontos para uma média de 35%.

DEIXE UMA MENSAGEM