O governador da Bahia, Rui Costa (PT), anunciou na manhã desta segunda-feira (13) que a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) vai abrir uma linha de crédito financeiro especial para todos os comerciantes do Sul e Extremo Sul da Bahia que foram afetados pelos estragos das enxurradas.“Vamos junto ao Desenbahia abrir uma linha de crédito especial para os comerciantes que perderam suas mercadorias.

Em Medeiros Neto, comerciantes solicitaram essa medida. Muitos perderam todo estoque e precisam recomeçar a vida”, disse à TV Bahia.“Vou me reunir com o banco e vamos montar um posto avançado do Desenbahia esta semana ainda para o povo ter facilidade de esclarecimento”, completou, mas o valor não foi divulgado.Rui também informou que se reunirá na manhã desta segunda-feira com todo o seu secretariado para traçar ações coordenadas para os municípios atingidos.

Sobre as pessoas que perderam suas casas, o petista informou que já tem se reunido com os prefeitos na busca de terrenos afastados dos leitos do rio para que sejam construídas novas unidade para a população atingida.BOLSONARO – Rui também subiu o tom contra o presidente Jair Bolsonaro (PL). O petista classificou o ato promovido pelo chefe do Planalto como evento político partidário sem demonstrar solidariedade ao povo do Extremo Sul baiano atingido pelas fortes chuvas.Bolsonaro esteve com o ministro da Cidadania João Roma e outros membros do governo federal na região baiana e sobrevoou as áreas afetadas.

Em terra foi bastante assediado por apoiadores. A visita de Bolsonaro também foi marcada por agressão da sua segurança pessoal e de apoiadores aos jornalistas que estavam na cobertura do ato. “Infelizmente não tenho grandes expectativas do governo federal. Teve episódio de ontem e quero registrar solidariedade aos profissionais da TV Globo que foram agredidos no ato político feito pelo presidente”, disse à TV Bahia.“Ele [Bolsonaro], infelizmente, não veio prestar solidariedade e nem visitar o povo. Ele veio fazer carreata e mobilizou seus fanáticos do Extremo Sul para ficar gritando e fazer ato político partidário e agredindo repórter”, completou.

Apesar de Bolsonaro ter dito que espera a ligação do governo baiano, Rui alegou que não houve contato.“Não fez contato com o governo do Estado. O único contato foi da Marinha da Brasil colocando à disposição dois helicópteros e um deles já trabalhando na sexta e no sábado. Nenhum contato, infelizmente. Quero tranquilizar a população, pois o governo do Estado aturará”.

DEIXE UMA MENSAGEM