O domínio nas competições sul-americanas garantiu ao futebol brasileiro ter nove representantes na Libertadores de 2022. Com isso, o Campeonato Brasileiro pode ver o atual G-6 virar até um G-9 na zona de classificação para o principal torneio continental.

Para que o G-6 vire G-9, os campeões da Libertadores (Fla ou Palmeiras), da Sul-Americana (Athletico ou Bragantino) e da Copa do Brasil (Athletico, Flamengo, Atlético-MG ou Fortaleza) precisam terminar entre os primeiros colocados do Brasileirão.

Atualmente, Atlético-MG, Bragantino, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras estão no G-6. O Athletico é o nono colocado. No cenário atual, portanto, é bastante provável que o G-6 vira G-9.

A princípio, o futebol brasileiro tinha sete vagas na Libertadores de 2022, para o campeão da Copa do Brasil e os seis primeiros do Brasileirão. Com dois brasileiros na final da Liberta e outros dois na final da Sula, portanto, o país terá nove representantes na próxima Libertadores.

Caso o mesmo clube conquiste dois ou até três títulos, ele abrirá uma vaga para a Libertadores dentro do próprio Brasileirão. Ou seja, os vice-campeões da Libertadores, da Sul-Americana e da Copa do Brasil não terão vagas asseguradas na Libertadores de 2022.

A final da Libertadores, entre Flamengo e Palmeiras, será em 27 de novembro, um sábado. E a final da Sul-Americana, entre Athletico e Bragantino, está marcada para o dia 20, no sábado anterior.

Já a Copa do Brasil ainda está na semifinal, com Athletico x Flamengo em uma chave e Atlético-MG x Fortaleza na outra. Os confrontos estão marcados para os dias 20 e 27 de outubro, duas quartas-feiras, às 21h30.

Sobre o autor

Matérias relacionadas

DEIXE UMA MENSAGEM