O casal Michael e Noreen Wredberg, de Granite Bay, na Califórnia (EUA), encontrou um diamante amarelo de 4,38 quilates no solo do Crater of Diamonds State Park, menos de uma hora após começarem a procura. É o maior diamante encontrado este ano no parque, conhecido justamente por permitir aos visitantes garimparem pedras preciosas.

Desde a aposentadoria, em 2011, Noreen e seu marido Michael passaram a viajar e visitar os parques nacionais dos EUA. Durante uma recente parada no Parque Nacional de Hot Springs, no estado do Arkansas, Noreen percebeu que eles também estavam perto de outro destino que ela há muito desejava visitar: o Crater of Diamonds State Park.

“Eu vi o parque pela primeira vez em um programa de TV, há vários anos”, disse ela. “Quando percebi que não estávamos muito longe, soube que tínhamos que vir.”

“Arkansas é o único estado do país que possui uma mina de diamantes aberta ao público”, explica Stacy Hurst, do Departamento de Parques, Patrimônio e Secretária de Turismo do Arkansas. “É uma experiência única e os visitantes criam memórias para a vida, independentemente de encontrarem ou não um diamante. Claro, encontrar um diamante aumenta a experiência.”

O casal chegou ao parque na quinta-feira, 23 de setembro, uma manhã ensolarada, mas fria de outono. Ela começou a procurar em uma área sombreada perto da entrada da mina, mas seu marido sugeriu que eles se aventurassem mais longe.

“Estava frio à sombra naquela manhã”, disse Michael, “então disse a Noreen que deveríamos ir para o meio do campo, onde estava mais quente”.

Sua sugestão valeu a pena. Cerca de 40 minutos depois, a esposa estava caminhando ao norte de uma trilha central quando avistou a joia cintilante no solo.

“Eu não sabia que era um diamante, mas era uma pedra limpa e brilhante, então eu a peguei”, disse a aposentada.

Ela deu a pedra ao marido, que a levou ao Diamond Discovery Center do parque para identificação. Depois de examinar a pedra, a equipe do parque informou a Michael que ele possuía um diamante amarelo de tamanho considerável.

“Quando vi este diamante pela primeira vez no microscópio, pensei: ‘Uau, que forma e cor lindas’. O diamante da Sra. Wredberg pesa mais de quatro quilates e tem o tamanho de uma jujuba, com uma forma de pera e uma cor amarelo-limão”, disse o superintendente do parque, Caleb Howell.

Noreen ficou surpresa e animada quando a equipe do parque deu a ela a notícia alguns minutos depois. “Nós realmente não achamos que encontraríamos um diamante, muito menos um tão grande”.

O intérprete do parque, Waymon Cox, diz que muitos dos maiores diamantes do parque são encontrados na superfície do solo. “Aramos a área de busca periodicamente para ‘soltar’ o solo e promover a erosão natural. Os diamantes são um tanto pesados para seu tamanho e não têm eletricidade estática, então a sujeira não gruda neles. Quando a chuva revela um diamante maior e o sol aparece, sua superfície reflexiva costuma ser fácil de ver”.

Pesando 4,38 quilates, o diamante de Noreen é o maior encontrado no parque desde outubro passado, quando um visitante de Fayetteville, Arkansas, descobriu um diamante amarelo de 4,49 quilates.

Em geral, diamantes podem valer de R$ 9 mil a R$ 60 mil por quilate, mas o valor varia de acordo com as condições e a pureza da pedra.

DEIXE UMA MENSAGEM