Um documento entregue à CPI da Covid mostra que o governo federal deixou de comprar mais vacinas do consórcio da OMS, o Covax. A informação foi divulgada pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo, neste sábado (12).

 

O governo tinha duas opções de compra: 42 milhões de doses, que são suficientes para vacinar 10% da população, ou doses para 50% da população. O governo escolheu a opção com oferta menor. O contrato foi fechado em setembro do ano passado.

 

Em depoimento a CPI, Pazuello disse que escolheu o pacote menor para não comprometer recursos federais, já que o pagamento foi feito antes da entrega das vacinas. O acordo, contudo, garantiria reembolso em caso de desistência.

 

No documento, os diplomatas brasileiros disseram: “No pior cenário possível, em que não se chegue à vacina em prazo razoável, ou caso os países decidam retirar seus recursos para investir em outras soluções, a Gavi informou que seria possível, a princípio, haver a devolução do montante, após o pagamento de valores reservados”.

DEIXE UMA MENSAGEM