Um estudo realizado pelo Laboratório de Informação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), indicou que a volta às aulas pode colocar em risco 573.326 pessoas que fazem parte do grupo de risco da covid-19 na Bahia. A Fundação alerta que a retomada das aulas para estas pessoas pode representar um perigo a mais, pois moram com crianças e adolescentes em idade escolar e possuem diabetes, doença do coração e/ou doença do pulmão.

De acordo com o estudo, cerca de 9,3 milhões de brasileiros (4,4% da população total) que pertencem a grupos de risco podem ser atingidos. A Bahia é a quarta Unidade Federativa (UF) com maior número absoluto de pessoas que fazem parte de grupos de risco e que vivem com crianças e adolescentes em casa.

“A volta às aulas pode representar uma perigosa brecha nesse isolamento. Nós estimamos, no estudo, que se apenas 10% dessa população de adultos com fatores de risco e idosos que vivem com crianças em idade escolar vierem a precisar de cuidados intensivos, isso representará cerca de 900 mil pessoas na fila das UTIs. Além disso, se aplicarmos a taxa de letalidade brasileira nesse cenário, falaremos de algo como 35 mil novos óbitos, somente entre esses grupos de risco”, afirma o epidemiologista do Icict/Fiocruz, Diego Xavier, que participou do estudo

DEIXE UMA MENSAGEM