Em entrevista à GloboNews nesta quarta-feira (17), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou que não indicaria um filho para o cargo de embaixador do Brasil, mas acrescentou que o presidente Jair Bolsonaro tem esse “direito”.

Maia foi questionado sobre o fato de o presidente da República já ter dito que quer indicar o filho Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos. “Acho que, se ele [Bolsonaro] entender que o filho tem as condições e cumpre a legislação brasileira, é um direito dele indicar”, declarou Maia.

Não há anúncio oficial sobre a ida de Eduardo Bolsonaro para a embaixada dos EUA, mas Bolsonaro já afirmou que a decisão está tomada. Se indicado, Eduardo será submetido a uma sabatina no Senado, e caberá aos parlamentares a decisão sobre aprovar ou rejeitar a indicação.

Ao ser perguntado se indicaria um filho para o cargo, Maia respondeu: “Eu, pessoalmente, não. Mas meu pai já indicou parente para o governo, pessoas de qualidade para o secretariado. Não acho que isso seja um problema, contanto que a pessoa tenha as condições para exercer a função. Eu, pessoalmente, não”.

Maia afirmou ainda que se Bolsonaro indicar o filho, o presidente terá de arcar com “bônus e ônus” da decisão. Desde que foi anunciada, a possibilidade de indicação tem sido criticada por diplomatas, políticos e no meio jurídico.

DEIXE UMA MENSAGEM