Nesta  terça-feira (22), Fernando Haddad (PT-SP), que está em viagem pela Europa com o ex-governador Tarso Genro (PT-RS) em uma frente internacional de solidariedade e mobilização contra a extrema direita. Os petistas foram recebidos na Casa do Alentejo, em Lisboa, Portugal, por membros da esquerda portuguesa e brasileira.

Fernando Haddad também usou parte do seu discurso para criticar a atuação da imprensa, que segundo sua avaliação não faz uma oposição adequada ao governo de Bolsonaro. ‘A imprensa trata com naturalidade por exemplo, um ministro da educação dizer que o Enem é do presidente da República e que ele sim pode censurar a prova apurada por educadores. Ou seja, ele pode eventualmente pegar uma questão e dizer ‘olha, esta questão tem que ser substituída’. Olha, com todo o respeito, quem é o Bolsonaro pra julgar um educador, um sujeito que não consegue elaborar uma frase com dez palavras’ afirmou ele sendo em seguida ovacionado pelo público presente.

No final do discurso, Haddad fez uma autocrítica ao Partido dos Trabalhadores, citando a falta de diálogo com coletivos e movimentos sociais de esquerda no Brasil. Ele também falou que é o papel da esquerda oferecer uma alternativa ao cenário político que foi instaurado no Brasil após as eleições de 2018. “O mundo exige imaginação, e quem tem imaginação é a esquerda, que a direita não consegue imaginar nada, o mundo já é como a direita quer, nós é que temos que imaginar e oferecer alternativas ao que está posto”, finalizou.

DEIXE UMA MENSAGEM