Nesta quinta-feira (17), a tradicional Lavagem do Bonfim, em Salvador, vai reunir na capital baiana devotos católicos e candomblecistas para celebrar o Nosso Senhor do Bonfim, Oxalá para o povo de santo. A tradicional caminhada sai às 8h da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, bairro do Comércio, e vai até a Colina Sagrada, no Bonfim.

São oito quilômetros de cortejo, onde a imagem de Nosso Senhor do Bonfim será levada em meio aos fiéis. De acordo com padre Edson Menezes, reitor da Basílica do Bonfim, são esperadas dois milhões de pessoas para a lavagem deste ano.

A festa religiosa baiana acontece toda a 2ª quinta-feira do ano após a festa de Reis, e três dias antes do dia oficial do Nosso Senhor do Bonfim, que este ano será no dia 20 de janeiro.

A lavagem atrai fiéis de diversas partes do Brasil e do mundo, vestidos de branco. Trata-se de uma festa secular, que há 264 anos mobiliza milhares de fiéis, simpatizantes e turistas.

Este ano, a festa, que tem como tema “Jesus, o amado Senhor do Bonfim”, traz como novidade uma bandeira branca, com cerca de 100 metros de comprimento, que será levada pelos fiéis durante todo o cortejo conhecido como “Caminhada de Corpo e Alma”. “Iremos conduzir essa bandeira que será um símbolo da festa, uma expressão visual do nosso desejo paz”, disse Padre Edson, ao portal G1.

Na caminhada, o andor de madeira é entregue aos fiéis pelos membros da Devoção do Senhor do Bonfim, que a conduzem até a Basílica Santuário. Ao fim do cortejo, a imagem é recebida com apresentações de músicas religiosas no adro da Igreja do Bonfim e as escadarias do templo religioso são lavadas pelas baianas, que também representam o povo de santo e celebram Oxalá.

Após a lavagem, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará próxima à porta principal para veneração pública até às 18h.

 

Confira a programação:

8h – 6ª Caminhada da Conceição da Praia (Lavagem de Corpo e Alma)

Local de saída: Ao lado da Igreja de N. S. da Conceição da Praia

 

9h – Show de músicas religiosas no Adro da Igreja do Bonfim, preparando o público para o momento da bênção que será dada para o povo.

DEIXE UMA MENSAGEM