Segundo nova pesquisa do Datafolha, a maioria dos brasileiros (84%) é a favor da maioridade penal de 18 para 16 anos. 14% são contra e 2% são indiferentes ou não opinaram.

Entre os que são favoráveis, 33% defendem que a medida deve valer apenas para crimes específicos, enquanto 67% estão de acordo de que ela deve ser aplicada a todo os tipos.

Foram entrevistadas 2.077 pessoas em 130 municípios em todas as regiões do país, entre 18 e 19 de dezembro de 2018. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

O Ministro da Justiça, Sergio Moro, afirmou ser “bastante razoável” a redução da maioridade penal para 16 anos em casos de crimes graves.

“Pessoa menor de 18 anos deve ser protegida, o adolescente. Muitas vezes ele não tem uma compreensão completa das consequências dos seus atos, mas um adolescente acima dos 16 já tem condições de percepção de que, por exemplo, não pode matar. Então ter um tratamento diferenciado para esse tipo de crime me parece algo assim bastante razoável”, disse em entrevista em novembro do ano passado.

DEIXE UMA MENSAGEM