No verão, o Centro Histórico de Salvador fica repleto de turistas ávidos por conhecer as belezas naturais e arquitetônicas da cidade, as altas temperaturas, os ritmos musicais e os patrimônios históricos, artísticos e culturais. Para garantir a segurança dos visitantes, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Salvador conta com o Grupo de Apoio ao Turista (GAT) – especializado no atendimento a este público.

O GAT dispõe de 72 agentes que atuam em duas viaturas 24h e em rondas a pé feitas em duplas em pontos turísticos como o Mercado Modelo, Elevador Lacerda e Largo Terreiro de Jesus. Ao todo, 20% dos agentes têm domínio da língua estrangeira e todo o efetivo passou por qualificação recente de atendimento turístico com disciplinas como conhecimento do patrimônio histórico e cultural, idiomas e noções de legislação aplicada ao turista.

As principais ações desenvolvidas são o serviço de informação, a segurança preventiva, o apoio às atividades do Pelourinho Dia e Noite e de festas populares e o acompanhamento de grupos de turistas em situações de vulnerabilidade. “Intensificamos as ações na alta estação, principalmente quando há chegada de navios com turistas. Neste caso, atuamos tanto no porto como em locais de embarque e desembarque de passageiros no Centro Histórico”, diz o comandante do GAT, Tiago Machado.

A base do GAT fica situada no Pelourinho, na Rua Gregório de Matos, 4, em frente à Associação Cultural Filhos de Gandhy. Na base, é possível obter informações e ter acesso a material informativo disponibilizado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

DEIXE UMA MENSAGEM