Durante entrevista ao SBT, veiculada na quinta-feira (3), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o governo poderá propor a extinção da Justiça do Trabalho, transferindo ações trabalhistas para a Justiça comum.

“Qual país do mundo que tem? Tem que ser Justiça comum e tem que ter a sucumbência – quem entrou na Justiça e perdeu tem de pagar”, argumentou.

Para Bolsonaro, a Justiça do Trabalho, presente também em países como Alemanha, França e Inglaterra, proporcionaria um “excesso de proteção”. “Nós temos mais ações trabalhistas que o mundo inteiro. Algo está errado”, analisou.

O presidente ainda criticou a grande quantidade de encargos trabalhistas, que, para ele, oneram a mão de obra no país. Segundo ele, os direitos trabalhistas previstos na Constituição não serão alterados, mas haverá um esforço para aprofundar a reforma trabalhista.

“O Brasil é um país de direitos em excesso, mas falta emprego. Nos Estados Unidos, não têm quase direito trabalhista. Não adianta você ter direitos e não ter emprego”, disse.

DEIXE UMA MENSAGEM