A direção do Hospital Ana Nery comunicou por meio de ofício a suspensão do ransplante renal pediátrico. O documento, obtido com exclusividade ao BNews, foi enviado à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) no dia 9 de novembro e assinado pelos médicos Ricardo José Costa Matosso, responsável Técnico – Transplante Renal Adulto / Ana Nery e Marina da Rocha Lordelo, membro da equipe de transplante renal pediátrico do hospital.

O oficio afirma que “a diretoria do Hospital Ana Nery suspendeu por 90 dias as atividades do transplante renal pediátrico em virtude de restrição orçamentária. Como temos pacientes ativos em fila para transplante pediátrico foi sugerido o encaminhamento destes pacientes para outras unidades via TFD (Tratamento Fora do Domicílio)”.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estadi da Bahia (Sesab) esclarece que o Hospital Ana Nery é uma unidade estadual gerida pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), a qual é responsável pela gestão orçamentária, administrativa e financeira. “Cabe ressaltar que o Fundo Nacional de Saúde (FNS), ligado ao Ministério da Saúde, retém mensalmente parte dos recursos que seriam destinados ao estado da Bahia e os envia diretamente à Ufba, por meio do Ministério da Educação. Ressaltamos ainda que não há restrição financeira por parte da SESAB, mas sim, orçamentária do ponto de vista federal”.

Ainda conforme a Sesab, “cientes da necessidade da instituição, há 1 semana, o Governo da Bahia contatou o Ministério da Saúde a fim de suplementar orçamento do Ministério da Educação, visto que não há dificuldade financeira, tendo sido realizada, na presente data (14), reunião entre o Governador em exercício, João Leão e o Ministro Gilberto Occhi para trata, entre outros temas, da suplementação orçamentária dos Hospitais Ana Nery e Edgard Santos”.

Ao BNews, o vice-governador João Leão confirmou a reunião com o Ministro da Saúde que será realizada ainda nesta quarta-feira (14) para resolver as questões dos repasses do Hospital Ana Nery.

Por mês, o Hospital Ana Nery recebe cerca de R$ 10 milhões. A Central Estadual de Transplantes informa que 11 crianças aguardam um rim para realizar o transplante renal pediátrico, que deverá ser retomado assim que for solucionada a questão do repasse ministerial.

O hospital
Referência para o tratamento de pacientes com doenças em áreas de cardiologia, nefrologia, cirurgia vascular e transplantes, o hospital realiza procedimentos de alta complexidade. Todos os procedimentos realizados no Hospital Ana Nery são exclusivamente custeados pelo SUS, sendo um hospital de gestão pública, fortalecido pelo convênio entre a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA), através de sua Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (FAPEX).

O Hospital Ana Nery conta com um total de 237 leitos, distribuídos nas áreas de:
UTI Geral
Unidade Coronariana
UTI Pós Cirúrgica
UTI Cardiológica Pediátrica
Pronto Atendimento Cardiológico Referenciado
Clínica Médica
Clínica Cirúrgica
Leitos de Cardiologia Pediátrica (24)
Nefrologia
Cirurgia Vascular
Cardiologia

Conforme levantamento do hospital, apenas nos primeiros meses de 2017, o número de transplantes de rins no Hospital Ana Nery (HAN), em Salvador, já chegou a 48 procedimentos, cerca de 50% a mais do que o mesmo período do ano passado. Este número coloca a instituição entre os dez maiores centros transplantadores do país.

DEIXE UMA MENSAGEM