A prefeitura de Salvador entregou, na manhã deste sábado (23), a requalificação do entorno do Forte Santo Antônio da Barra, no Farol da Barra. A obra, que durou 28 dias, teve custo de R$ 800 mil. “A demanda pela requalificação do Farol começou com o gramado. Uma demanda grande dos moradores e da cidade de uma forma geral, porque a Barra é um ícone da cidade”, frisou o secretário de Cidade Sustentável, André Fraga, em entrevista ao BNews.

O projeto foi desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira. A reurbanização conta com alargamento dos acessos e calçamento com pedras portuguesas, além de mirante de contemplação do pôr do sol – tradição do local.

Questionado sobre os cuidados com o gramado no período de festas, a exemplo do Carnaval, Fraga disse não ter como controlar o acesso das pessoas. “Impossível [evitar]. O que vamos fazer é irrigar um dia antes e contar com a resistência da grama”, declarou, contando também com a colaboração da população.

Amabarra – Presente na solenidade, o presidente da Associação dos Moradores e Amigos da Barra (Amabarra), Valdson Campos, exaltou a importância da obra, reivindicação antiga da comunidade, mas espera empenho na preservação.

“Será um trabalho árduo, as secretarias vão ter de se empenhar, não só a de Cidade Sustentável, que fez o trabalho do plantio, mas a Secretaria de Ordem Pública (Semop), que tem que manter e evitar o vandalismo. Tem todo um processo aqui, não é só jogar uma placa de grama, tem que fazer irrigação e evitar que as pessoas possam estar danificando, que haja um pisoteio, ou então este gramado vai ficar só para tirar foto, e daqui a dois meses vai estar igual novamente. Será preciso manter o isolamento neste período e não instale palcos, senão é jogar dinheiro fora”, salientou, apontando ainda a necessidade de apoio de agentes da Guarda Municipal no local.

Durante o evento, o prefeito ACM Neto assinou ordem de serviço para a revitalização do Cristo da Barra, que será iniciada na próxima terça-feira (26).

 

DEIXE UMA MENSAGEM