Oapelo consta da resolução ‘Eleições Autárquicas — Valorizar o Trabalho e os Trabalhadores — Afirmar o Poder Local Democrático’, divulgada hoje pela intersindical e aprovada no Conselho Nacional da CGTP realizado em 07 de setembro.

“As eleições de 01 de outubro constituem uma oportunidade para a participação empenhada dos trabalhadores no processo eleitoral, expressando a sua opinião, exigindo resposta às suas necessidades e anseios, votando nos que têm dado provas de honestidade e que se apresentam com programa claro”, lê-se na resolução.

A central sindical defende que em 01 de outubro, dia em que a CGTP também comemora o seu 47.º aniversário, “é preciso levar a luta ao voto”, apoiando os candidatos que gerem ou se propõem gerir os seus concelhos ou freguesias “com competência, transparência, participação e dedicação à causa pública”.

Segundo a mesmo, é preciso defender a regionalização como “um instrumento para combater as assimetrias regionais e promover a coesão social e territorial” e rejeitar “a chamada municipalização, a falsa descentralização e lógicas predadoras e privatizadoras do interesse público”.

 Para a CGTP, as autárquicas são “o momento certo para assegurar compromissos políticos” como a reposição das freguesias, a reversão das portagens nas antigas SCUT ou a valorização dos trabalhadores das autarquias, com a regularização da situação de todos os precários.

DEIXE UMA MENSAGEM