Viajar para o Canadá sem visto é uma realidade para alguns brasileiros desde o começo do mês. Após longa espera, foi confirmada a isenção de visto canadense, com a solicitação apenas de uma eTA (Electronic Travel Authorization, sigla em inglês para Autorização Eletrônica de Viagem), para visitar o país ou passar em trânsito por um aeroporto do Canadá.

Já tem muita gente comemorando. Afinal, com pedido e processamento feito totalmente pela internet, o documento é mais barato e sai mais rápido do que o visto: custa 7 dólares canadenses (cerca de R$ 16,00) e costuma levar alguns minutos para ser aprovado (se não forem pedidos documentos adicionais).

A expectativa era grande para que se confirmasse a previsão anunciada em 31 de outubro de 2016 para a isenção de visto com a eTA. A notícia da implantação da autorização para brasileiros chegou a ser anunciada em outubro de 2015, para começar a valer em 15 de março de 2016. Mas foi adiada e estava sem data prevista até 31 de outubro.

Às 10h do dia 1<SC210,186> de maio, o governo do Canadá no Brasil confirmou a entrada em vigor da medida que facilita a vida de turistas brasileiros.

A notícia vem em ótimo momento, já que o Canadá celebra seus 150 anos em 2017 com eventos pelo país inteiro, e não apenas no Dia do Canadá, em 1<SC210,186> de julho. Outra iniciativa do ano comemorativo é a entrada gratuita em parques nacionais e lugares históricos, com um passe da Parks Canada, órgão que administra essas áreas de preservação.

PERGUNTAS

Mas, atenção: a novidade não vale para todo mundo – leia a seguir sete perguntas para saber se você pode pedir a eTA antes da próxima viagem.

1 – Quem não vai precisar de visto para ir ao Canadá?

Quem teve um visto do Canadá emitido nos últimos dez anos ou possui um visto de turista válido para os Estados Unidos não precisará pedir visto do Canadá, poderá solicitar uma eTA.

2 – O que é a Autorização Eletrônica de Viagem (eTA)?

É um formulário eletrônico com as especificações de sua viagem. Quem se encaixar nas exigências para solicitar a eTA terá de fazer o pedido online no site do governo do Canadá. O documento é válido por cinco anos e pode ser usado quantas vezes forem necessárias nesse período, em viagens de curta duração (até seis meses). A eTA pode ser usada para turismo, estudo ou negócios, além de trânsito por aeroportos canadenses. Se você for estudar ou trabalhar por mais de seis meses no Canadá, precisará pedir um visto.

3 – Sou elegível ao eTA, mas vou dos Estados Unidos para o Canadá de carro. Preciso de visto?

Sim. A eTA é válida apenas para viagens aéreas até o Canadá. Se você vai chegar ao país de carro, de trem, de ônibus ou de navio de cruzeiro, precisa de visto.

4 – Sou elegível à eTA, mas tirei meu visto canadense há pouco tempo e ele continua válido. Peço uma eTA mesmo assim?

Não é necessário. Se você tem um visto válido, pode viajar com ele diretamente, sem a necessidade de emitir a eta.

5 – Não sou elegível à eTA. Como faço para tirar o visto do Canadá?

A página da Consulado Geral do Canadá em São Paulo (bit ly/canadaemsp) tem todos os detalhes para você dar entrada no pedido de visto.

6 – Viajo com outras pessoas e só algumas são elegíveis à eTA. Como fazemos?

No grupo ou na família que viaja junto, quem pode pedir a eTA pede. As pessoas que não são elegíveis dão entrada em um pedido de visto.

7 – Quanto custa a eTA e como faço para solicitá-la?

A taxa de emissão é de 7 dólares canadenses (aproximadamente R$ 16,00). Paga-se apenas uma vez pelo documento, e não pela sua utilização. Faça a solicitação em Canada.ca/eTA. A autorização de viagem costuma vir apenas alguns minutos depois da aplicação à eTA — em alguns casos, documentos adicionais podem ser pedidos, o que estende o prazo. (Estadão Conteúdo)

DEIXE UMA MENSAGEM