No final de uma visita ao Museu da Carris, em que esteve acompanhado pela coordenadora do BE, Catarina Martins, Ricardo Robles salientou que o partido se preocupa muito com “o presente e o futuro” desta empresa de transportes.

“O que assistimos nos últimos anos foi a um ataque feroz de desmantelamento deste serviço público de transportes de Lisboa, é preciso contrariar isso e fazer um investimento fortíssimo para recuperar”, defendeu, pedindo que esse investimento seja feito quer em equipamento quer em recursos humanos.

Durante a visita, Robles e Catarina Martins tiveram oportunidade de ouvir as preocupações da Comissão de Trabalhadores da Carris, que lhes transmitiu que saíram da empresa “centenas de trabalhadores nos últimos anos” e preocupações com a idade média da frota, nomeadamente nos autocarros, que ronda os 12 anos.

Para o candidato bloquista, a municipalização da Carris tem de ficar assegurada também para o futuro e “não pode voltar o fantasma de uma privatização”.

Em 09 de agosto, o Presidente da República vetou o diploma que introduzia alterações ao decreto sobre a transferência da Carris para a Câmara de Lisboa, considerando abusivo que se proíba qualquer concessão futura da empresa.

Nessa ocasião, o PS afirmou que, na reabertura dos trabalhos parlamentares, “será encontrada uma solução equilibrada”, que incorpore as preocupações suscitadas pelo chefe de Estado sobre a proibição da concessão futura da Carris por parte da Câmara de Lisboa.

Já o primeiro-ministro, António Costa, na entrevista publicada pelo Expresso este fim de semana considerou que Marcelo Rebelo de Sousa entendeu que, “no respeito pela autonomia do poder local, essa matéria deve ser deixada ao cuidado do poder local”.

“E eu, como descentralizador fervoroso, não me choca nada a posição do PR”, afirmou António Costa

Questionado se teme que a lei não venha a ser confirmada pelo parlamento (se assim acontecesse por maioria absoluta, o chefe de Estado seria obrigado a promulgá-la), Ricardo Robles respondeu que o BE irá manter a sua posição.

“Já ouvimos as declarações do primeiro-ministro e do presidente da Câmara, disseram que estão disponíveis para alterar o diploma. O BE será coerente com a posição anterior – uma das condições fundamentais é que a Carris permaneça no serviço público e não possa voltar a hipótese de privatização”, disse.

A Câmara de Lisboa já assegurou que vai manter a rodoviária Carris, sob sua alçada desde fevereiro, na esfera municipal, sem recorrer a concessões a privados.

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