O diamante feito a partir das cinzas da cantora Preta Gil, que morreu em julho em decorrência de um câncer no intestino, foi entregue à família pela administração do Crematório e Cemitério da Penitência, no Rio de Janeiro.

Segundo comunicado divulgado pelo crematório, a joia foi produzida para atender a um desejo da própria artista, que queria ser eternizada e mantida junto aos familiares mesmo após o falecimento.

A peça criada especialmente para a família é diferente das joias entregues a alguns amigos da cantora. Entre os contemplados estão Carolina Dieckmann, Malu Barbosa, Duh Marinho, Jude Paulla e Gominho. Ao todo, foram confeccionadas 12 peças em um laboratório em São Paulo, com acabamento final realizado na Índia.

O tipo de diamante memorial produzido para a família de Preta Gil tem ganhado espaço no Brasil como alternativa para quem busca formas diferenciadas de homenagear entes queridos.

Além dos diamantes, as cinzas de Preta estão preservadas em um columbário no cemitério, ao lado de um busto realista que se transformou em ponto de visitação e homenagem permanente.