Uma brasileira de 40 anos, identificada como Gisele Oliveira, foi presa nesta terça-feira (5) em Coimbra, Portugal, sob a acusação de ter assassinado cinco de seus filhos por envenenamento ao longo de 15 anos. A prisão foi efetuada pela Polícia Judiciária portuguesa, com o apoio da Europol e da Interpol, após a expedição de um mandado internacional de captura.

Gisele, que estava foragida desde o início de 2024, residia em Portugal desde maio deste ano, acompanhada de seu companheiro brasileiro, que atua na construção civil. Conforme noticiado pelo jornal Correio da Manhã, ela teria resistido à prisão, mas foi detida e será apresentada nesta quarta-feira (6) a um juiz do Tribunal da Relação de Coimbra. A audiência definirá as medidas cautelares a serem aplicadas enquanto o processo de extradição para o Brasil é conduzido.

A suspeita é que Gisele tenha administrado doses elevadas de sedativos em cinco de seus filhos entre 2008 e 2023. As mortes ocorreram em momentos distintos: duas crianças faleceram em 2010, outras duas em 2019, e uma quinta em 2023. Todas as mortes foram atribuídas a complicações de saúde decorrentes dos envenenamentos. Os crimes teriam ocorrido em Minas Gerais, sempre na residência da mulher, geralmente durante a noite, conforme detalhado pela Interpol.

A investigação teve início após uma denúncia formalizada pela própria mãe de Gisele, avó das crianças. Ao notar um padrão de mortes suspeitas dentro da família, a avó procurou as autoridades. Ao tomar conhecimento da investigação, Gisele deixou o Brasil.

Caso seja extraditada, Gisele Oliveira poderá responder no Brasil por múltiplos homicídios qualificados, com uma pena acumulada que pode ultrapassar os 154 anos de prisão.