Na manhã desta quarta-feira (7), a Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão no condomínio de luxo Top Hill, localizado no Horto Florestal, em Salvador. A ação faz parte da Operação Tropeiros II, que tem como objetivo desarticular um grupo criminoso envolvido no tráfico internacional de drogas, utilizando voos com destino à Europa.

A operação, realizada em conjunto com o Ministério Público Federal (MPF), abrangeu 21 mandados de busca e apreensão em diversas cidades, incluindo Rio de Janeiro, Niterói (RJ), São Paulo e Campinas (SP), além da capital baiana.

Conforme informações da PF, os mandados foram executados em residências e empresas dos investigados, além de casas de câmbio e escritórios de advocacia. Durante a operação, também foram cumpridas ordens judiciais para sequestro de bens e medidas cautelares diversas da prisão, como entrega de passaportes, proibição de saída do país e bloqueio de valores.

Os nomes dos detidos ainda não foram divulgados. Esta operação é resultado da análise dos dados coletados na primeira fase da Operação Tropeiros, deflagrada em novembro de 2022, além da quebra de sigilo bancário. A organização criminosa investigada é acusada de enviar drogas – principalmente cocaína – para a Europa por meio de “mulas” recrutadas pelos criminosos, envolvendo empresários, doleiros, um advogado e um gerente de instituição financeira no esquema.

Foto: Prédio onde ocorreu a ação da PF / Reprodução Google Street View
 
Foto: Polícia Federal 
Foto: Polícia Federal