Na última sexta-feira (12), o Ministério da Saúde utilizou suas redes sociais para rebater críticas ao Sistema Único de Saúde (SUS) feitas pela influenciadora Jojo Todynho. Com uma abordagem informal e referências à cantora e à apresentadora Cariúcha, com quem Jojo já teve desavenças, a pasta contestou as afirmações da artista e ressaltou a importância do SUS.

Durante uma entrevista ao podcast ‘Fala Guerreiro Cast’, na quarta-feira (9), Jojo afirmou que a maioria das pessoas que defendem o SUS não utiliza o serviço. Em resposta, o Ministério da Saúde fez uso de um trocadilho inspirado na música que catapultou Jojo ao sucesso em 2017, e publicou uma série de exemplos que demonstram como a população utiliza o SUS, desmentindo a ideia de que apenas quem tem plano de saúde não recorre aos serviços públicos de saúde.

“Que mico foi esse? Surgiu na internet uma crítica todinha errada ao SUS, mas logo veio a resposta, toda natural, bonita pra caramba e corretíssima”, ironizou a pasta em sua publicação.

Entre os exemplos destacados estavam o uso da ambulância do SAMU, a doação de sangue e órgãos, a vacinação, a fiscalização da qualidade dos alimentos e a compra de medicamentos por meio da Anvisa, além do consumo de água assegurado pelo Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano. A resposta do Ministério visa reforçar a importância do SUS e combater desinformações sobre seus serviços.

Sobre o autor

Matérias relacionadas