Neste sábado, 21 de dezembro, a nadadora Analice Andrade, de 69 anos, faleceu tragicamente durante uma prova de águas abertas na Baía de Todos-os-Santos, em Salvador. O incidente ocorreu enquanto Analice realizava o percurso de 900 metros, que partiu do Yacht Clube em direção ao Porto da Barra.

De acordo com a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA), Analice começou a se sentir mal na reta final da prova, na praia do Porto da Barra. Os socorristas presentes no evento imediatamente iniciaram os procedimentos de reanimação, mas infelizmente a atleta não resistiu. “Analice era muito experiente em esportes aquáticos e participava de competições em piscinas e águas abertas há mais de 20 anos. Sua morte foi lamentada por todos os atletas, que a consideram um exemplo em sua trajetória como nadadora”, afirma um trecho da nota divulgada pela Federação.

Em nota oficial, a FBDA lamentou profundamente a perda da atleta: “A Federação Baiana de Desportos Aquáticos – FBDA expressa seu profundo pesar pela morte da nadadora Analice Andrade, ocorrida na manhã deste sábado, por volta das 9h, durante a prova de 900 metros do evento Travessia Itaparica-Salvador.”

Analice sentiu-se mal na reta final da competição e os socorristas realizaram os primeiros atendimentos antes da chegada da equipe do Samu. Ela foi rapidamente encaminhada para a ambulância do evento, seguindo o protocolo de socorro estabelecido.

A atleta será homenageada neste domingo, durante o segundo dia do evento Travessia Itaparica – Salvador, que terá largada às 8h na praia da Gameleira. A comunidade esportiva se une em tributo à sua memória e legado no esporte.