A Defesa Civil de Salvador (Codesal) contabilizou cerca de 703 ocorrências devido às intensas chuvas que atingiram a capital baiana desde o último sábado, 23 de novembro, até esta quinta-feira, 28. As solicitações incluem deslizamentos de terra, desmoronamentos e quedas de muro, entre outros problemas.

Até às 10h40 desta quinta-feira, a Codesal registrou 63 novas solicitações em diversos bairros da cidade. O maior número de ocorrências foi relacionado a deslizamentos de terra, com 29 registros em áreas como Centro/Brotas (1), Subúrbio/Ilhas (2), Cajazeiras (3), Itapuã/Ipitanga (3), Cabula/Tancredo Neves (11), Pau da Lima (2), Valéria (1) e Liberdade (6).

Além disso, foram registradas 11 solicitações por ameaça de desabamento, 10 por ameaça de deslizamento, quatro casos de desabamento de muro e duas ameaças de desabamento de muro. Também houve registros de alagamentos e árvores caídas.

Nesta quinta-feira, equipes do Corpo de Bombeiros continuam as buscas por um jovem que ficou soterrado após um deslizamento no bairro de Saramandaia. Infelizmente, um rapaz de 23 anos já foi confirmado como vítima fatal do incidente. Outras quatro pessoas ficaram soterradas em um segundo ponto de deslizamento na mesma região, com três delas já resgatadas.

As autoridades seguem monitorando a situação e prestando assistência às vítimas afetadas pelas chuvas. A Codesal orienta a população a permanecer atenta às condições climáticas e a relatar qualquer emergência.