O governador Jerônimo Rodrigues deu boas-vindas, na área de embarque do Aeroporto Internacional de Salvador, a parte do grupo de 70 baianos que embarcou nesta segunda-feira (28) rumo a Shenzhen, na China. Eles participarão de um treinamento de mais de 50 dias na renomada fábrica de automóveis elétricos da BYD.

Durante a despedida, o governador expressou seu orgulho: “Estou me despedindo dessa equipe de brasileiros, baianos, que vai para a China se capacitar e voltar para cuidar dos trabalhos da BYD. Serão dois meses, uma equipe de 74 pessoas que vão se preparar e, nesse intervalo, uma equipe de alto padrão da China estará aqui fazendo novos anúncios.”

Entre os viajantes está Rodrigo Paim, técnico em logística, que apesar da saudade da família, está radiante por ser um dos novos colaboradores da unidade da BYD em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador. “Quero absorver o máximo de conhecimento, a cultura e novas tecnologias. Isso será muito agregador para o nosso desenvolvimento aqui na Bahia. Estou realmente contente em fazer parte dessa família,” afirmou.

Os novos líderes de produção — em sua maioria oriundos de Camaçari — participarão de cursos como ‘Supervisão de Montagem’, ‘Qualidade em Processos Automotivos’ e ‘Manutenção de Sistemas Industriais’. Antes do embarque, os profissionais passaram por um treinamento inicial com especialistas em Recursos Humanos, Processo Industrial e Projetos.

Além disso, outros 22 especialistas, incluindo engenheiros e líderes nas áreas de qualidade, processos, planejamento, logística e armazenamento da BYD já se deslocaram para a China em agosto deste ano.

Início das obras em Camaçari

Na primeira fase das obras da fábrica localizada na RMS, estão sendo construídos galpões de produção, pista de testes e diversas outras estruturas em uma área total de aproximadamente 5 milhões de metros quadrados.

Os primeiros carros produzidos na Bahia devem começar a sair das linhas de montagem em 2025. A expectativa é que a fábrica tenha capacidade para produzir 150 mil veículos anualmente na fase inicial, com possibilidade de expansão para 300 mil veículos na segunda fase do projeto.

Com essas iniciativas, a Bahia se posiciona como um importante polo na indústria automotiva elétrica do Brasil!