Um jovem de 14 anos faleceu e um homem de 33 anos está internado após serem baleados por policiais militares durante um “assalto falso” em Feira de Santana, a 100 km de Salvador. O caso aconteceu na última sexta-feira (6) no bairro Papagaio, na capital baiana. De acordo com familiares, as vítimas não estavam armadas.

O adolescente, identificado como Mateus dos Santos Souza, estava na garupa de uma moto pilotada pelo homem de 33 anos. Segundo relatos da família, Mateus decidiu fazer uma brincadeira ao fingir um assalto para assustar dois amigos da escola que passavam pelo local. Ele usou um celular para simular uma arma, e, ao ouvir o grito “passa tudo, passa tudo”, um policial disparou contra ele.


Mateus foi levado ao Hospital Emec, onde passou por cirurgia ainda na sexta-feira, mas faleceu na madrugada do sábado (7). O motociclista, que também foi baleado, foi socorrido em uma Unidade de Pronto Atendimento e posteriormente transferido para o Hospital Clériston Andrade, onde recebeu alta médica no sábado.

Em resposta ao incidente, a Polícia Militar informou que os policiais envolvidos foram afastados da corporação. Neste sábado, amigos e familiares de Mateus realizaram um protesto no bairro Papagaio em luto pela perda do adolescente e em busca de justiça. A manifestação ocorreu após a confirmação da morte de Mateus.