Durante confronto válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, na noite da última quinta-feira (23), o zagueiro Juan Manuel Izquierdo, de 27 anos, do Nacional (URU), passou mal no segundo tempo da partida contra o São Paulo e está internado na UTI do hospital Albert Einstein, do Morumbi.


O vídeo mostra Izquierdo passando mal sozinho e caindo perto do centro de campo do Morumbis aos 34 minutos do segundo tempo. A partida imediatamente foi paralizada e o atendimento ao defensor foi iniciado com os outros jogadores fechando uma roda em torno do jogador.

De acordo com uma nota divulgada pelo clube uruguaio, Izquierdo teve uma arrtmia cardíaca e está em um quadro estável no momento e ainda segue em observação. Alejandro Balbi, presidente do Nacional, em conversa com a imprensa explicou que o atleta perdeu a consciência, recuperou a os sentidos na ambulância e perdeu novamente a consciência na chegada ao hospital. 


Ao chegar no Einstein, ele foi completamente sedado e estabilizado. Ainda de acordo com o presidente, Izquierdo nunca teve problemas cardíacos detectados nos exames feitos pelo clube.


“Está estável, no CTI. Tem que esperar aproximadamente 12 horas para ver a evolução, para começar a fazer os exames e ver se tem alguma sequela e eventualmente encontrar as causas do episódio que vimos que ocorreu em campo”, disse.


O São Paulo usou as redes sociais para mandar uma mensagem ao jogador.

“Desejamos uma pronta recuperação ao atleta Juan Izquierdo, do Nacional. Que tudo fique bem o mais brevemente possível”, publicou o clube.


Maior rival do Nacional, o Peñarol também desejou melhoras a Izquierdo.

A partida terminou com o placar de 2 a 0 para o São Paulo, que está classificado às quartas de final da Copa Libertadores.