O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que seu país realizará “operações terrestres” contra cartéis de drogas latino-americanos “muito em breve”. A declaração foi feita nesta quinta-feira (23) durante uma conversa com jornalistas. Sem mencionar diretamente a Venezuela, a fala do presidente americano ocorre em um momento de crescente tensão com o governo de Nicolás Maduro em Caracas.

Ataques a embarcações nas águas da América do Sul já causaram pelo menos 37 mortes. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, Trump expressou que os EUA estão “muito insatisfeitos” com o regime venezuelano. Mais cedo no mesmo dia, o republicano desmentiu relatos sobre bombardeios americanos se aproximando do espaço aéreo da Venezuela.

Importantes setores do governo americano, liderados pelo secretário de Estado Marco Rubio, defendem uma intervenção para derrubar o regime de Maduro. A CIA recebeu autorização de Trump para realizar operações secretas em solo venezuelano com esse objetivo.

O governo Trump ainda não apresentou ao Congresso americano provas de que as embarcações atacadas transportavam drogas para o território dos EUA, conforme alega. Especialistas indicam que o direito internacional permite ações desse tipo, quando não há ameaça iminente, apenas em situações de guerra declarada.

Sobre a necessidade de uma declaração formal de guerra, Trump declarou: “Não precisamos fazer uma declaração de guerra. Nós simplesmente vamos matar quem tentar trazer drogas ao nosso país. Matar, assim.”

Em resposta, o governo venezuelano afirmou que as agressões americanas não prosperarão.

Sobre o autor

Matérias relacionadas