Em viagem à Indonésia, o presidente Lula exaltou a união do “sul global” e criticou políticas protecionistas, em um discurso feito antes do encontro com o presidente dos Estados Unidos. Lula está em Jacarta em visita de Estado, a primeira parada de sua viagem que segue para a Malásia, onde participará da cúpula da Asean.

O presidente brasileiro enfatizou a necessidade de os países do Sul buscarem alianças mútuas para reduzir a dependência externa, declarando: “Nós queremos multilateralismo e não unilateralismo, nós queremos democracia comercial e não protecionismo”.

Agenda na Ásia e Futuro Político:

Lula destacou a Ásia como prioridade em sua agenda internacional. Durante a estadia na Indonésia, foram assinados acordos em áreas estratégicas como agricultura, energia e ciência. O presidente também anunciou sua intenção de concorrer novamente ao cargo em 2026, afirmando que seu mandato atual se encerra no final daquele ano.

A comitiva presidencial inclui os ministros das Relações Exteriores, Agricultura, Minas e Energia, e Ciência, Tecnologia e Inovação, além do presidente do Banco Central e do diretor-geral da PF.

Próximo Encontro com Trump:

O principal compromisso de Lula no giro asiático será o encontro bilateral com o presidente Donald Trump no domingo (26), na Malásia. Espera-se que na reunião sejam discutidas as tarifas impostas por Trump ao Brasil, a aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro Alexandre de Moraes (STF) e as restrições de circulação impostas ao ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A instabilidade regional, incluindo a situação na Venezuela, também deve entrar na pauta do encontro entre os líderes.

A missão na Ásia busca desenhar alternativas econômicas às taxas impostas pelos EUA.