Na manhã desta terça-feira (30), a Operação Olhos Fechados, realizada pela Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e pela Polícia Militar da Bahia, resultou na remoção de câmeras e equipamentos de videomonitoramento instalados ilegalmente por grupos criminosos. Esses dispositivos eram utilizados para monitorar a movimentação policial.

A operação abrangeu diversos locais na Baía de Todos-os-Santos (BTS), incluindo o Centro Histórico de Salvador, e os bairros do Iapi, Liberdade, São Caetano, Lobato e Paripe, entre outros sob a jurisdição do Comando de Policiamento Regional da Capital (CPR-C/BTS).

A Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) colaborou na ação, garantindo a retirada segura dos equipamentos. Segundo o coronel Elismar Leão, comandante do CPR, até o momento foram removidos 26 aparelhos.

“Essas câmeras foram instaladas ilegalmente em vias públicas, geralmente em pontos sensíveis, e usadas pelas facções para monitorar o trânsito das forças policiais”, explicou Leão.

A operação continua em andamento, visando desmantelar essas ferramentas de controle utilizadas por organizações criminosas.