https://www.saojoaodabahia.ba.gov.br/

A Prefeitura do Rio de Janeiro inaugurou na quinta-feira (24) um circuito de blocos de rua no Centro da cidade em homenagem à cantora Preta Gil. As placas com o novo nome foram instaladas no trajeto dos blocos que animam o Carnaval carioca, celebrando a artista que faleceu recentemente.

A homenagem, anunciada pelo prefeito Eduardo Paes (PSD), reconhece a contribuição de Preta Gil para a consolidação dos mega blocos e a retomada do carnaval de rua no Centro do Rio. “Ela encantou o Brasil com sua alegria e carisma. Ela mostrou para todos nós que a gente tem que se orgulhar daquilo que somos. Ela marcou uma geração com sua força de viver. Amanhã nos despedimos de Preta Gil, mas ela vai permanecer viva na memória de todos nós com o Circuito Preta Gil de Blocos de rua! Obrigado em nome de todos os cariocas Preta Gil!”, declarou o prefeito.

A iniciativa partiu do jornalista Rafael Godinho, amigo de Preta Gil, que destacou a força da artista em trazer para o Rio a cultura dos grandes blocos, inspirada no Carnaval de Salvador. Ju de Paulla, amiga pessoal da cantora e que a acompanhou durante seu tratamento nos Estados Unidos, ressaltou a importância de Preta para a cultura brasileira e sua influência na transformação do Carnaval do Rio.

“Ela fez história no Carnaval do RJ, se vc acha que não, você não conhece o carnaval de rua carioca! Começando em cima de um trio que era uma latinha de cerveja em Ipanema a levar 1 milhão de pessoas no centro do RJ. Era o evento do ano dela! Ela lutava pra colocar esse bloco na rua. Era o nosso evento. Ela enchia a casa dela com mais de 10 amigos pra resenha começar logo um dia antes, pra tomar sol escaldante na cabeça durante horas, aí tinha o after que a gente se jogava. Eu tenho certeza que ela tá muito feliz!”, emocionou-se Ju de Paulla.

Sobre o autor

Matérias relacionadas