O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) concedeu três autorizações ambientais à Petrobras para a realização de perfurações de petróleo na Região Metropolitana de Salvador. As permissões foram publicadas nesta sexta-feira (23) e têm validade de dois anos.

Duas das licenças permitem atividades no município de São Sebastião do Passé, especificamente na Fazenda Espírito Santo do Carmo, localizada na zona rural. O objetivo é viabilizar tecnicamente e economicamente a exploração de um poço direcional de petróleo.

Conforme o documento acessado pelo Bahia Notícias, o Inema determinou que a Petrobras apresente relatórios de acompanhamento e avaliação para incorporação do poço, além da realização de uma análise de viabilidade ambiental. A estatal ainda precisará obter outras autorizações junto a órgãos federais, estaduais e municipais para dar continuidade ao processo.

A terceira autorização se refere ao município de Pojuca, também na Região Metropolitana. O licenciamento ambiental contempla o poço vertical 5-VQ-2-BA, situado na Fazenda Sol Nascente, onde será realizada a perfuração com profundidade final prevista de 2.168 metros. O projeto inclui ainda o arrasamento de estacas e a recuperação do talude localizado na base da área, com 9.445 m².

As atividades integram o planejamento exploratório da Petrobras para a região, sujeito a condicionantes ambientais estabelecidos pelo Inema.