O show da cantora norte-americana Lady Gaga, programado para o próximo sábado (3), na praia de Copacabana, foi apontado pela deputada federal Erika Hilton (Psol-RJ) como uma das razões para o baixo comparecimento ao ato realizado na Avenida Paulista no dia 1º de maio. O evento tinha como objetivo defender a aprovação da proposta que extingue a jornada de trabalho 6×1.

De acordo com Erika Hilton, o espetáculo da artista deve atrair mais de um milhão de pessoas, o que acabou “desfalcando” a cidade de São Paulo. “Estamos nas ruas neste dia 1º de maio evocando o conjunto de trabalhadores e, infelizmente, a cidade de São Paulo está um pouco desfalcada por conta do show da Lady Gaga. Mas mesmo assim, o povo veio para as ruas e nós seguiremos manifestando até que essa proposição seja aprovada na Câmara dos Deputados, vá ao Senado e seja sancionada pelo presidente Lula”, afirmou a deputada em entrevista à CNN.

A quantidade exata de participantes no ato pelo fim da escala 6×1 não foi divulgada. Erika enfatizou a necessidade de união entre os trabalhadores para conquistar um direito que deve ser alcançado “não só com articulação política, mas com luta, garra e coragem”.

“Nós precisamos sim, enquanto Congresso Nacional, fazer esse debate, apresentar uma saída e dar mais dignidade aos trabalhadores”, declarou ela. “Marchamos em nome de milhões de pessoas que não aguentam mais correr atrás do prejuízo que a escala 6×1 causa em suas vidas e famílias”, completou.

Erika Hilton é autora da PEC que visa implantar no Brasil a jornada de trabalho 4×3 (quatro dias de atividade por três dias de folga). A proposta foi protocolada na Câmara no dia 25 de fevereiro e conta com mais de 250 assinaturas de apoio. No entanto, ainda não foi enviada para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).