A corrente Construindo o Novo Brasil (CNB) promoveu, na manhã de ontem (26) um seminário estadual em Salvador, reunindo mais de 500 dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) de todos os Territorios com os mais diversos municípios da Bahia. O evento contou com a presença de importantes figuras do partido, como o presidente nacional da CNB, Senador Humberto Costa, o Ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macedo, o ex-Ministro Luis Dulci e o candidato à Presidência Nacional do PT pela CNB, Edinho Silva.


O seminário teve como foco central a construção da unidade da CNB na Bahia e no Brasil com destaque a proposta de uma estratégia articular o Partido na regiao para fortalecer a presença do Nordeste na direção nacionaldo PT, destacando a importância da Bahia como maior Estado governado pelo PT em assumir a liderança nesse processo. ressaltando o papel relevante da região que é a retaguarda política estratégica nas eleições presidenciais garantindo as nossas vitórias no País.


Durante o ato, a candidatura de Edinho Silva à Presidência Nacional do PT foi aclamada com entusiasmo, evidenciando o apoio sólido da militância da corrente . A CNB também anunciou decisão de apresentar uma candidatura à Presidência do Partido na Bahia, orientando-se pela construção de uma aliança forte a partir de um amplo diálogo com as outras correntes e agrupamentos pra assegurar uma maioria politica estável e as condicoes garantir o protagonismo político do PT propondo as grandes questões políticas econômicas sociais e culturais no Estado.
Foi destacada a necessidade do fortalecimento da liderança do PT na coalizão que governa o Estado com a consolidação do nosso arco de alianças políticas como elemento crucial para assegurar a reeleição do nosso Governador Jerônimo Rodrigues e para ampliar a margem eleitoral do Presidente Lula na Bahia pra garantir a sua vitória no País.


Está entre os objetivos d CNB ampliar a bancada federal do PT da Bahia na Câmara dos Deputados que deve voltar ao patamar anterior de dois dígitos, pois diminuiu e atualmente conta com sete deputados federais.E também crescer a bancada de deputados estaduais petistad que já foi composta por 14 deputados eleitos e agora foi reduzida a 9 parlamentares.

Dessa forma, o seminário não apenas reafirmou a importância da unidade no interior do PT, mas também preparou o terreno para fortalecer as candidaturas e chapas da CNB aó PED nos municipios, com a CNB se comprometendo a buscar a maior unidade possivel no plano municipal estadual e nacional para fortalecer o Partido para enfrentar os desafios desta complexa e difícil conjuntura.

Para lideranças petistas presentes, o evento de ontem em Salvador, foi mais um passo decisivo para dar força e protagonismo ao PT, para a articulação da grande união das forças democráticas progressistas e de esquerda no Estado pra seguir mudando a Bahia e contribuir decisivamente pra continuar mudando o País sob a liderança de Lula.

Confira abaixo a resolução na íntegra:👇🏿

Resolução aprovada por unanimidade no Seminário Estadual da CNB Bahia

Chegamos a mais um importante Processo de Eleição Direta (PED) do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Este PED retoma o modelo de eleição direta nas três esferas — nacional, estadual e municipal — e se apresenta como uma oportunidade ímpar de elegermos nossas direções, mas também de renovar nossa relação com os movimentos sociais e organizações populares; com o PT nos municípios e territórios; reciclar nossa integração entre as gestões petistas e atualizar o Modo Petista de Governar; renovar nossos profundos laços com a luta da classe trabalhadora, na cidade e no campo, para fazer o partido crescer mais, ampliar nossas bancadas na Assembleia, na Câmara e no Senado e, sobretudo, renovar os mandatos de Jerônimo Governador e Lula Presidente.

A quadra histórica internacional é muito delicada, instável e de retrocesso para a luta da Esquerda e da classe trabalhadora. E, falando do Brasil, os desafios de uma conjuntura marcada pelo enfraquecimento do papel dos partidos, financeirização da atividade política via emendas e captura do orçamento, além da polarização com a extrema-direita que segue organizada, exigirão do conjunto do nosso partido uma forte mobilização política e social, institucional e nas ruas, para uma nova vitória do PT e do campo democrático e popular.

Na Bahia, onde as forças do atraso carlista mostram total unidade com o campo bolsonarista, é imperativo que consigamos inovar nas nossas formas de organização territorial para que a presença da direção estadual seja mais cotidiana na construção, acolhimento e proteção do nosso partido em cada cidade; bem como atualizar nossa capacidade de diálogo e intervenção na elaboração da estratégia política e na execução das políticas públicas do nosso governo. Um partido forte e dirigente, capaz de construir as condições para a recondução de Jerônimo, nossos senadores, deputados federais e estaduais, em uma aliança onde o PT seja protagonista e também amplie a vitória de Lula na Bahia.

Por essas razões, nós, filiados, militantes e dirigentes do Partido dos Trabalhadores na Bahia, que se organizam internamente no campo Construindo um Novo Brasil, respeitando nossas especificidades, mas colocando a defesa do PT e do nosso projeto acima de quaisquer diferenças, assumimos o desafio de apresentar no PED ao conjunto do partido e às demais correntes internas uma estratégia com uma plataforma política e uma candidatura da corrente, oriunda dos seus quadros, para a Presidência do Partido dos Trabalhadores na Bahia, que unifique a nossa ação e busque a estabilidade e o protagonismo político, possibilitando a maior unidade possível no PT.

E, nacionalmente, compreendemos que neste momento o melhor nome para conduzir esse processo é o do companheiro Edinho Silva, que, além da experiência da gestão municipal e federal, tem na bagagem a experiência da direção partidária em seu estado, um espírito de renovação das nossas melhores lutas, com bases da militância aguerrida e o compromisso com as premissas democráticas e plurais que compõem nosso partido.

Salvador, 26 de abril de 2025

SEMINÁRIO ESTADUAL UNIFICADO DA CNB BAHIA.


Sobre o autor

Matérias relacionadas