Na última quarta-feira (26), os vereadores da Câmara Municipal de São Paulo aprovaram o Projeto de Lei 306/2015, de autoria do ex-vereador Eduardo Tuma, que estabelece o dia 25 de dezembro como o Dia do Combate à Cristofobia. A proposta, que havia sido vetada anteriormente pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT), teve seu veto derrubado pela votação dos vereadores.

A iniciativa surgiu em resposta ao aumento dos ataques direcionados a pessoas que professam a fé cristã. A vereadora Sonaira Fernandes, líder do Partido Liberal na Câmara, destacou a importância da proposta: “Só não sofre Cristofobia quem não é Cristão. Se o nosso país busca, de fato, combater a intolerância religiosa, deve contemplar, também, aquela que é a religião da esmagadora maioria dos brasileiros.”

O vice-presidente da Câmara, João Jorge (MDB), também expressou sua satisfação com a decisão nas redes sociais. “Essa decisão representa um avanço no reconhecimento e na proteção dos cristãos contra qualquer tipo de intolerância religiosa. A fé de milhões de paulistanos merece respeito”, publicou.

A aprovação do projeto é vista como um passo significativo para a promoção da tolerância religiosa e o respeito às crenças da população.