Em um anúncio realizado na manhã desta quinta-feira (20), o governador Jerônimo Rodrigues informou que mais de 270 mil funcionários públicos ativos, aposentados e pensionistas do Estado da Bahia receberão seus salários referentes ao mês de fevereiro na próxima quinta-feira (27), data que marca a abertura do Carnaval de Salvador.

Inicialmente, o pagamento aos servidores ativos estava programado para ocorrer apenas no dia 28 de fevereiro. O valor total orçado para essa folha de pagamento ultrapassa R$ 1,8 bilhão, sendo repassado em cota única. Para os aposentados e pensionistas, não houve alteração no calendário de pagamentos, que permanece conforme estabelecido.

Tradicionalmente, os servidores ativos recebem seus vencimentos no último dia do mês, exceto quando essa data cai em um fim de semana, situação em que o pagamento é antecipado para a sexta-feira anterior. Desde o início da pandemia, aposentados e pensionistas têm recebido seus benefícios previdenciários um dia antes do último dia do mês.

A tabela de pagamento do funcionalismo público é divulgada no início de cada exercício e estabelece datas fixas para a quitação dos salários, que são rigorosamente cumpridas pelo Estado da Bahia. A antecipação dos salários traz alívio e facilita a organização financeira dos servidores durante o período festivo do Carnaval.