O anúncio da criação do Grupo de Trabalho (GT) para a elaboração da proposta do Programa de Aceleração do Crescimento da Agricultura Familiar (PAC/AF), conforme estabelecido pela Portaria MDA Nº 1, de 21 de janeiro de 2025 foi realizado pelo ministro Paulo Teixeira na noite desta terça-feira (20), durante Plenária da Nacional da Agricultura Familiar em Brasília. Essa iniciativa é resultado de uma indicação da deputada federal Elisangela Araújo, e representa um importante passo em direção ao fortalecimento da agricultura familiar e do cooperativismo no Brasil.

O GT PAC/AF instituído no âmbito do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), tem como objetivo principal coletar, analisar e sistematizar propostas apresentadas por organizações representativas da agricultura familiar, além de outros grupos da sociedade civil que atuam no desenvolvimento rural sustentável. A experiência e comprometimento da deputada Elisangela Araújo foram fundamentais para que essa ação fosse viabilizada, refletindo a urgência e necessidade de políticas públicas que incentivem a agricultura familiar no país.

Compete ao Grupo de Trabalho a coleta e análises das propostas, ou seja ; colher as sugestões das organizações da agricultura familiar e do cooperativismo solidário, visando elaborar um PAC robusto e inclusivo. Além da elaboração de relatórios e pareceres que serão apresentados ao MDA e a composição do grupo de trabalho inclui representantes do MDA e suas vinculadas, bem como da sociedade civil. O grupo será coordenado por um representante da Assessoria Especial do MDA, garantindo que as discussões sejam orientadas por um olhar técnico e inclusivo.

Para a deputada, A criação do GT do PAC, representa um avanço importantíssimo na luta pela valorização da agricultura familiar no Brasil, que é fundamental para a garantir segurança alimentar, a promoção de práticas sustentáveis e o fortalecimento da economia local. “Celebramos essa iniciativa e reiteramos nosso compromisso em trabalhar em conjunto com os diversos setores da sociedade para a construção de um futuro sustentável para todos os agricultores familiares do nosso país”, comemorou.

Sobre o autor

Matérias relacionadas