Neste domingo (15), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu alta da equipe médica do Hospital Sírio-Libanês, onde permaneceu internado por seis dias devido a uma série de procedimentos médicos. Durante coletiva de imprensa, a equipe médica informou que Lula se encontra bem, estável, caminhando e falando normalmente.

A médica Ana Helena Germoglio destacou a recuperação surpreendente do presidente. “Devido à recuperação do nosso paciente, que foi extremamente acima do esperado, para a felicidade minha e de toda a nossa equipe, o presidente está de alta hospitalar e deve voltar para casa já já”, declarou.

Lula foi submetido a uma cirurgia de emergência na segunda-feira (9), após apresentar uma hemorragia intracraniana. Complicações levaram à necessidade de um novo procedimento na quinta-feira (12), a fim de evitar possíveis novos problemas.

O médico Roberto Kalil Filho esclareceu que, embora Lula tenha recebido alta hospitalar, ele permanecerá em São Paulo para acompanhamento da cicatrização e fará uma nova tomografia na próxima quinta-feira (19). Kalil afirmou que o presidente poderá retomar suas atividades normais em breve “do ponto de vista de reuniões”, ressaltando que ele está de alta hospitalar, mas não de alta médica.

No boletim médico divulgado no sábado (14), foi relatada uma evolução significativa do estado de saúde do presidente. Lula seguiu lúcido e orientado, alimentando-se normalmente e realizando caminhadas no hospital. Na sexta-feira (13), ele deixou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou a ser acompanhado em cuidados semi-intensivos. Na mesma data, foi visto caminhando pelos corredores do hospital e recebeu visitas da esposa, Janja da Silva, e dos filhos.