A Defesa Civil de Salvador (Codesal) anunciou, nesta terça-feira (26), a mudança para o alerta máximo de atenção devido ao acúmulo de chuvas superiores a 150 mm nas últimas 72 horas e à previsão de continuidade de chuvas “fortes a muito fortes”. A medida visa alertar a população sobre os riscos de alagamentos e deslizamentos de terra.

Além do alerta, foram acionadas as sirenes nas comunidades da Baixa do Cacau e do Bom Juá em função das intensas precipitações. O aviso foi emitido pela Codesal por volta das 19h, após a análise dos índices pluviométricos recentes. Bairros como Saboeiro, Cabula e Imbuí registraram os maiores volumes de chuva, com 200 mm, 197,2 mm e 195,8 mm, respectivamente.

Nos últimos três dias, o órgão contabilizou um total de 90 ocorrências relacionadas ao mau tempo. As situações mais frequentes incluem ameaças de deslizamento e desabamento, com 53 registros somados a esses eventos. Além disso, houve 22 casos confirmados de deslizamento de terra apenas nesta terça-feira.

As regiões com maior número de ocorrências incluem Itapuã, Ipitanga, Subúrbio, Ilhas, Cidade Baixa, Cabula, Tancredo Neves e Pau da Lima.

A Defesa Civil orienta que os moradores de Salvador que precisarem de assistência acionem o serviço de emergência pelo número 199, disponível 24 horas.