A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) intensifica suas ações de prevenção e enfrentamento às violências de gênero no calendário do Agosto Lilás. As iniciativas ocorrem em diversas localidades e são voltadas para a conscientização e apoio às vítimas de todos os tipos de violência. As atividades incluem viagens da Unidade Móvel por vários municípios da Bahia, assim como rodas de conversas e até mostra teatral.

A secretária das Mulheres, Neusa Cadore, lembrou que o Agosto Lilás acontece como uma referência à Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto. “Maria da Penha é uma mulher extraordinária, que sofreu vários tipos de violência, como física, psicológica e política e fez das suas dores uma luta que é de todas nós. Falar sobre essa Lei é algo que se faz necessário cotidianamente, mas nesse mês, na SPM, nós potencializamos as campanhas como forma de manifestar a nossa solidariedade constante a Maria da Penha e chamar a atenção de toda a sociedade para a união de esforços em torno da prevenção e do enfrentamento às violências de gênero”, afirmou.

Ainda nesta semana, serão realizadas rodas de diálogo com Organizações Sociais que foram contempladas pelo Edital Elas à Frente pelo Fim da Violência Contra a Mulher, da SPM. Nesta quarta e na quinta-feira (7 e 8), estudantes do Centro Territorial de Educação Profissional do Recôncavo (CETEP) e do Colégio Estadual Francisco da Conceição Menezes, em Santo Antônio de Jesus, por exemplo, participam da Oficina Oxe, Me Respeite – nas Escolas!

A oficina aborda a educação antissexista, a construção histórica dos papéis de gênero, o machismo e como isso impacta na educação e em toda a trajetória das meninas e dos meninos. Também na quinta-feira (8), uma roda de conversa sobre o enfrentamento à violência contra as mulheres acontecerá das 9h30 às 12h, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, em Salvador. O Objetivo é informar sobre os direitos e obrigações previstos na Lei Maria da Penha.

Ainda na quarta-feira (7), às 19h, a equipe da SPM estará em Cachoeira, para a roda de conversa com o tema “Informar, Mediar e Acolher”, com o grupo de mulheres do Projeto Social Maria da Glória Moreira. A proposta é abordar o marco de luta e enfrentamento à violência contra as mulheres. “É aterrorizante o crescimento dos índices de violência e de feminicídios em nosso país. Queremos unir mulheres na tentativa de darmos um basta à violência doméstica e a todo tipo de violência de gênero”, destacou Paula Mendes, psicóloga que acompanhará a atividade.

Na quinta e na sexta-feira (8 e 9), no município de Valente, a Fundação de Apoio à Agricultura Familiar do Semiárido da Bahia (FATRES), que também é contemplada pelo Edital Elas à Frente pelo Fim da Violência contra a Mulher, da SPM, realizará o 3º Encontro de Formação Política para Meninas e Mulheres do Sisal. Esta formação abordará geração de trabalho e renda, empoderamento feminino, empreendedorismo e cooperativismo, além de debater o enfrentamento às violências contra as mulheres no Território do Sisal.

Para a superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher da SPM, Camilla Batista, o Agosto Lilás é um momento crucial para reforçar a luta contra a violência doméstica e de gênero, promovendo a conscientização e o empoderamento das mulheres. “É imprescindível para a SPM atuar em todo o Estado da Bahia, intensificando a campanha contra toda forma de violência e construir uma sociedade mais justa e segura para todas as mulheres”, destacou.

Programação prevista para o Agosto Lilás
9 de agosto – Certificação na área de Beleza – manicure e pedicure, de mulheres em situação de vulnerabilidade e assistidas pela Associação Casa das Mulheres, em Jequié, contemplada pelo Edital Famílias Monoparentais.

10 de agosto: Roda de conversa sobre enfrentamento à violência no Instituto AzMina, às 10h, no Centro de Salvador.

11 e 12 de agosto: Unidade Móvel da SPM, em Valente, com a Campanha Oxe, Me Respeite.

13 de agosto: Roda de conversa organizada pela União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (UNICAFES), em Cipó.

06, 13 e 20 de agosto: Rodas de conversa organizadas pela Associação das Mulheres Que Inspiram (AMI), em Presidente Dutra.

14 de agosto: Oficina de linguagens artísticas pela Associação das Mulheres Pintadenses, em Pintadas.

14, 15 e 16 de agosto: Rodas de conversa da Cooperativa Agropecuária Familiar Orgânico do Semiárido (COOPERVIDA), em Remanso, Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes, respectivamente.

17 de agosto: Atividade da Associação de Desenvolvimento das Comunidades Rurais de Brotas de Macaúbas e Regiões, em Brotas de Macaúbas.

24 de agosto: Reunião com a Coordenação do Projeto e realização de oficina pela Associação Baiana de Atingidos Construindo Soberania Energética (ABASE), em Salvador e Juazeiro.

22, 23 e 24 de agosto: Mostra de Teatro pela Associação Cultural Companhia de Experimentação e Pesquisa em Arte & Cultura (CEPAC), em Barreiras.

23 de agosto: Exposição de finalização do projeto pelo Instituto do Semiárido Baiano, em Livramento de Nossa Senhora.

ASCOM SPM