Em cumprimento da extensa agenda de atividades que envolvem as ações do “Março Mulher”, promovido pela Secretaria de Políticas Para as Mulheres da Bahia, a secretária Elisangela Araújo desembarcou em Nova Yorque, ao lado de mais 10 secretárias estaduais que compõe a delegação brasileira coordenada pelo Ministério das Mulheres, sob comando da Ministra da Mulher, Cida Gonçalves, para participar da 68ª Sessão da Comissão sobre a Situação da Mulher (CSW, na sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), que começou nesta segunda-feira (11).

Um encontro de dimensão global que tem como objetivo principal promover os direitos das mulheres nas áreas política, econômica, civil, social e educacional dos diversos países entre os dias 11 e 22 de março. A proposta é discutir igualdade de gênero no cenário mundial e o papel das mulheres e das políticas de gênero no contexto internacional. A ministra das Mulheres do Brasil, Cida Gonçalves, destacou os principais desafios que ajudam a perpetuar as desigualdades de gêneros. “O combate à pobreza e à fome, o fortalecimento de instituições e o financiamento sustentável para a promoção da igualdade de gênero, tema prioritário da Comissão da Situação da Mulher deste ano, são desafios comuns e urgentes a todos os nossos países. Acreditamos que a pobreza constitui um dos principais obstáculos para o desenvolvimento das nações e ajuda a perpetuar a desigualdade entre mulheres e homens e a discriminação em razão do gênero”, afirmou a ministra durante discurso na intervenção conjunta em nome dos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

A participação da Secretaria Elisangela, reflete o engajamento e a atuação das mulheres à frente das secretarias de Políticas Para as Mulheres no Brasil, em debates relevantes sobre igualdade de gênero, contribuindo para a construção de um cenário mundial mais justo e inclusivo para todas as mulheres. “É o maior evento global de mulheres de todo o mundo. Olho para os lados e vejo que há mulheres vindas de diferentes partes do mundo. Somos de cidades, estados e países diferentes… mas, no final, os anseios sempre convergem. Um encontro potente e enriquecedor”, disse a secretária Elisangela Araújo.

A secretária destacou ainda a importância da presença da ministra Cida Gonçalves e da delegação brasileira, acompanhada da socióloga e primeira-dama Janja Lula da Silva, na agenda em Nova Iorque. “O Brasil está muito bem representado para dialogar e reafirmar as políticas públicas brasileiras empenhadas na igualdade de gênero e justiça social. Ressalto a relevância de ter mulheres em posições de liderança para promover políticas públicas mais inclusivas e representativas. No primeiro dia, ouvimos relatos poderosos dessas mulheres potentes que enfrentam desafios diários para combater as desigualdades e promover a equidade de gênero. Somos agentes ativas na elaboração e implementação de políticas que impactam diretamente a vida das mulheres brasileiras nos quatro cantos do país, porque temos lideranças como a ministra Cida e a primeira Dama Janja”, avaliou.

Sobre a CSW68

A reunião é realizada anualmente no mês de março e este ano tem como tema central “Acelerar a conquista de igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas, enfrentando a pobreza e fortalecendo as instituições e o financiamento com uma perspectiva de gênero”.

Confira a programação dos próximos dias da CSW68

Na terça-feira, 12 de março, os temas debatidos incluem a articulação de ministras da Comissão Econômica para América Latina e Caribe e a mesa temática de financiamento sobre igualdade de gênero e o empoderamento de todas as meninas e mulheres. Na quarta-feira, 13 de março, acontecerá o Painel Ministerial, na Sede da ONU, juntamente com a ministra da Mulher e Equidade de Gênero do Chile, Antônia Orellana Guarello, e a ministra da Mulher da República Dominicana, Mayra Jiménez.

Na quinta-feira, 14 de março, pela manhã o Brasil assume a presidência da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. À tarde, na Sede da ONU, o ministério das Mulheres é organizador de um evento paralelo no âmbito da CSW, que promove o debate sobre “Ação interseccional e integrada no combate às desigualdades e na construção da igualdade de gênero” seguido pelo evento “Pacto Global da ONU – Substantivo Feminino”, com a presença da ministra Cida Gonçalves.

Na sexta-feira (15), acontecerá o evento Mulheres e o nosso Futuro Digital na CSW68 “Prontos para moldar um futuro digital onde as mulheres prosperem?”, às 13 horas, no Scandinavia House. À tarde acontecem os diálogos interativos sobre os sistemas de proteção social, acesso aos serviços públicos e infraestrutura sustentável para a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.