A Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) vai realizar uma série de atividades de prevenção e enfrentamento à violência e de autonomia e inclusão socioprodutiva nos 21 dias de ativismo. 

A caravana “Oxe, me respeite!” irá percorrer o estado promovendo rodas de conversa para os jovens das escolas públicas, a comunidade escolar e instituições da sociedade civil organizada. O calendário começa no dia 16.11, em Vitória da Conquista, e tem previsão de término em 08.12, em Irecê. Além das cidades já citadas, vamos passar com nossa equipe porFeira de Santana, Araci, Castro Alves, Santo Amaro, Cachoeira, Paulo Afonso, Euclides da Cunha, Camamu, Irará, Cícero Dantas, Ilhéus, Itabuna e Jacobina.

As cidades contempladas receberão a Caravana “Oxe, me respeite!” com as equipes especializadas na orientação e encaminhamento das mulheres vítimas de violência. Vamos trabalhar para cumprir a missão da SPM-BA que é a “Garantia plena dos direitos de todas as mulheres na Bahia”. 

Além das ações de sensibilização e conscientização, em novembro nossa equipe passará por um processo de formação sobre direitos sexuais e saúde reprodutiva, realizado pela UNFPA Brasil – Fundo de População das Nações Unidas. Nesse mesmo mês a SPM-BA participará da Audiência Pública sobre Dignidade Menstrual, em Cruz das Almas, da Conferência de Culturas Feministas em Lauro de Freitas, e do Amistoso de Mulheres Indígenas, em Salvador.

Para as atividades dos 21 dias de ativismo as duas unidades móveis receberão nova plotagem, com uma identidade visual mais jovem e com mais afinidade com as mulheres dos 27 territórios que compõem a Bahia. O ponto alto das atividades ocorrerá em dezembro com a inauguração da Casa da Mulher Brasileira, prevista para os dias 14 e 15/12um espaço público, articulado pelas várias esferas de poder, que concentra serviços especializados e multidisciplinares para o atendimento às mulheres em situação de violência. Em Salvador, A Casa da Mulher Brasileira irá funcionar em uma estrutura construída na Avenida Tancredo Neves.

Mas antes do lançamento do equipamento, A SPM-BA irá participar da instituição do Batalhão Maria da Penha, na cidade de Lauro de Freitas, e do início da campanha contra a importunação sexual no trânsito, realizada em parceria com o DETRAN. Essas atividades estão previstas para o dia 04.12, segunda-feira.

Estaremos também no amistoso dos times femininos na final da Copa Indígena de Futebol – Kwáyepé Turusú Yapísawa,marcada para o dia 26 de novembro, domingo, no Estádio de Pituaçu, em Salvador. E, também, no VII Encontro Estadual das Mulheres Rurais que vai ocorrer durante a 14º Feira Baiana da Agricultura Familiar e Econômica Solidária, que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de dezembro no Parque Costa Azul. A expectativa é de que 400 cooperativas e associações estejam presentes no evento.

Para realizar as ações e as políticas que envolvem as mulheres do estado vamos contar com a parceria de várias secretarias e órgãos, entre elas: SAEB, SECOM, SECULT, SEC, SETRE, SDR e SSP, além das prefeituras e organismos locais. E estaremos com elas nos principais eventos do Estado, como a Feira Literária de Vitória da Conquista, para dialogar com a população local. “As nossas ações visam as mulheres e homens, as meninas e os meninos, pois entendemos que só ampliando o pensamento crítico na sociedade e na comunidade escolar, sobretudo, poderemos transformar a cultura e diminuir o machismo e os diversos tipos de violência que decorrente dele”, explica a Secretária de Políticas para as Mulheres, Elisangela Araújo.

21 dias de ativismo: Essa é uma mobilização anual e mundial, empreendida por diversos setores da sociedade civil e do poder público. O marco é o dia 25 de novembro, celebração do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, e a finalização dos eventos se dá em 10 de dezembro, data da apresentação e proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Conheça os projetos da SPM-BA no site mulheres.ba.gov.br

E acompanhe nossas atividades nas redes sociais @spmbahia

O QUÊ: CARAVANA “Oxe, me respeite!”

QUANDO: Entre o fim de novembro e o início de dezembro – atividade já confirmada 

QUEM: SPM-BA

ONDE: Por todo o Estado

PORQUÊ: 21 dias de ativismo

SPM-BA – Secretaria de Políticas para Mulheres | spm@spm.ba.gov.br

Avenida Tancredo Neves, n° 776 – Bloco A, 3° andar | CEP 41820-904 – Salvador – Bahia