Além de comemorar um título nacional pela primeira vez na história, o Vitória ganhou algo que parecia perdido com a conquista da Série B: a garantia de disputar a Copa do Brasil em 2024. De quebra, o Leão vai desembarcar diretamente na terceira fase do torneio, acumulando todos os valores das fases iniciais do mata-mata nacional. 

O feito parecia impossível após o primeiro trimestre, quando o Rubro-Negro foi eliminado nas primeiras fases do Campeonato Baiano, da Copa do Brasil e da Copa do Nordeste. A boa campanha na Série B, no entanto, fez o sonho tornar-se realidade. 

Com a vitória sobre o Novorizontino, no último domingo (12), e o empate entre Criciúma e Guarani, nesta terça-feira (14), o Vitória chegou aos 69 pontos e ficou inalcançável para qualquer adversário na Série B do Campeonato Brasileiro. 

Em 36 jogos disputados, a equipe treinada por Léo Condé acumula 21 vitórias, seis empates e nove derrotas, um aproveitamento de 63,9%. O Leão tem, ainda, o terceiro melhor ataque da competição, com 47 gols marcados, e a terceira melhor defesa, com 26 sofridos. 

Restam duas rodadas para o fim da Segundona e, portanto, seis pontos em disputa. Caso conquiste pelo menos três, o Vitória ultrapassará sua melhor marca na história dos pontos corridos – em 2015, terminou a Série B com 71 pontos e na quarta colocação. 

Confira os últimos jogos do Leão: 

37ª rodada da Série B
Vitória x Sport
Data: 18/11
Horário: 17h
Local: Barradão, em Salvador (BA)

38ª rodada da Série B
Chapecoense x Vitória
Data: 25/11
Horário: 17h 
Local: Arena Condá, em Chapecó (SC)